Revista

Dezenas de artigos voltados ao seu estilo de vida !

MUSCULAÇÃO E OSTEOPOROSE

Atualmente sabemos que muitas doenças podem vir a surgir e a se desenvolver com o passar da idade. A osteoporose é uma delas. Sabe-se que a osteoporose é uma doença silenciosa e que acomete cerca de milhares de pessoas, em sua grande parte os seniores. Ela se caracteriza pela fraqueza dos ossos, pela diminuição da massa óssea do corpo acometido em especial pela perda de cálcio.

Uma das maneiras de se combater esse mal é praticar atividade física. Podemos destacar nesse processo a MUSCULAÇÃO. Não restam dúvidas quanto a NECESSIDADE de se manter ativo nesta prática. Os benefícios são incríveis!

Quando praticamos a musculação (treino de força / vencer a resistência), você está exercitando seus ossos também. Sim, veja bem, nosso músculo tem nas suas extremidades estruturas que tem papel fundamental nesse processo que são os tendões e ligamentos.

De uma maneira simples, os ligamentos são tecidos fibrosos que servem pra conectar um osso ao outro, já os tendões são tecidos fibrosos que ligam os músculos aos ossos. Logo, ao fazer força pra vencer uma resistência, todo esse sistema que está totalmente integrado, ativa seus ossos também através desses tendões, fazendo com que estes acompanhem a força do músculo, o tornando “MUSCULOSO”. Então, afirmamos que fazer musculação não é papel apenas do músculo e sim de toda a área envolvida, inclusive os ossos.

Dentre os inúmeros benefícios associados a prática da musculação de forma contínua, destacamos nesse momento o fortalecimento dos ossos, restaura o equilíbrio e redução de quedas, uma melhora do tônus muscular, aumento da massa magra, aumento da massa óssea, melhora o equilíbrio, melhora o sistema imunológico, melhora o condicionamento cardio respiratório, melhora a qualidade do sono, melhora o humor, melhora a auto-estima, dentre outros combatendo assim a osteoporose.

Portanto, não importa qual seja o objetivo que você busque, seu corpo vai agradecer!

Ecesse: www.59mais.com.br – link  da Academia Wonder Fit e agende aula experimental.

 

 

Escreva um comentário