Imprensa

Informações relevantes sobre o perfil dos Idosos no Brasil

No Mundo, em 2050, um quinto da população será de idosos.

No Brasil até 2060, serão 58,4 milhões de idosos 25% da população.

“A queda na da taxa de fecundidade e da mortalidade infantil, aliadas à maior expectativa de vida da população, explicam essa mudança do padrão demográfico.”

Presidente do IBGE – Eduardo Pereira Nunes – Censo de 2010

A Longevidade vem contribuindo progressivamente para o aumento de idosos na pupulação. Um exemplo é o grupo das pessoas de 75 anos ou mais que teve o maior crescimento relativo (49,3%) nos últimos 10 anos, em relação ao total da população idosa.

Em média as mulheres vivem 20 anos a mais que os homens.

Em 2020 serão 32 Milhões.

Nos próximos 20 anos, a população idosa poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas e deverá representar quase 13% da população ao final desse período.

Nossa Missão

Levar informação, praticidade, alegria e integração para os Idosos.

Características dos Idosos – Perfil

Quantidade e Trabalho

  • Representam 13% da população do Brasil = 26,1 Milhões acima de 60 anos
  • 66% são aposentados
  • 64% do total ocupam a posição de pessoa de referência no domicílio

Trabalho

  • 29% entre 60 e 69 anos – Trabalham
  • 16% acima de 70 anos – Trabalham

Renda

  • 29% entre 1 e 2 salários mínimos
  • 23% acima de 2 salários mínimos

Arranjo Familiar

  • 30,7% moram com os filhos maiores que 25 anos
  • 23,8% moram apenas com o cônjuge
  • Os que vivem sozinhos representam 13,8% do total

Perfil de Consumo dos Idosos

  • Independência financeira
  • Consciência sobre como e o que consumir
  • Disposição para gastos
  • Compram mais produtos e serviços que desejam do que itens relacionados as necessidades básicas da casa
  • 45% sentem dificuldade em encontrar produtos adequados a idade
  • 64% decidem sozinhos o que fazer com seu próprio dinheiro
  • 52% alegam dar mais valor a qualidade dos produtos, mesmo que custem mais caro
  • 23% incorporam a experiência de ir as compras como uma atividade de lazer cotidiana
  • 20% dos produtos mais consumidos são roupas
  • 12% celulares com letras grandes
  • 9% frequentam lugares com pessoas da mesma idade
  • 7% realiza turismo exclusivo
  • 3% adquire produtos de beleza

Pesquisa